domingo, 11 de janeiro de 2015

O Príncipe


Nesse natal, eu ganhei de presente um box contendo três livros: O Príncipe, de Maquiavel, A Arte da Guerra, de Sun Tzu e O Livro dos Cinco Anéis, de Musashi. Uso esse post para falar do primeiro - e do meu preferido até o momento.

O Príncipe foi escrito como um presente de Niccolò Machiavelli a Lorenzo de Medici, oferecendo o bem que ele possuía de mais precioso: a sua sabedoria derivada de anos de experiência no seu trabalho, nas questões de como um príncipe deve manter o seu reinado e evitar ser subjugado pelo inimigo.

Nele, Maquiavel descreve as estratégias que um Príncipe deve seguir para evitar ter um fim precipitado. Como são relativamente simples e de fácil compreensão, podemos estendê-las e aplicá-las no nosso dia a dia com alguma dose de prática e persistência. E, então, percebemos que de "Maquiavélicas", elas não possuem nada.

Ofereço um exemplo. Em relação a aliados, Maquiavel é bem simples: Não torne-se dependente dos seus aliados e, muito menos faça com que eles se tornem independentes de você. Em hipótese alguma permita que seus aliados cresçam e se tornem mais forte do que você. Afinal, qual seria a consequência disso? Em pouco tempo o "aliado" estaria em uma posição superior a você e, em pouco tempo, se tornaria um novo inimigo querendo te esmagar.

Em se tratando de inimigos, por incrível que pareça, Maquiavel é pacífico! Ele diz apenas que, quando formos enfrentar nossos inimigos, devemos ser capazes o suficiente de causar dano máximo de forma a dizimá-los e, assim, um contra-ataque ou uma vingança futura não será possível. Relações de respeito e amizade devem ser mantidas, preferencialmente. Entretanto, se a situação exigir, devemos ser capazes de obliterar o inimigo e impossibilitá-lo de devolver o ataque em um futuro próximo.

Justamente pelo livro surpreender no que é dito sobre seu aspecto "Maquiavélico" e ele ter uma linguagem simples e intuitiva - que quando refletimos em cima somos capazes de tirar boas lições - ele é o meu preferido até o momento. Justamente por seu aspecto generalista com lições simples, podemos aplicá-los nos diferentes aspectos das nossas vidas, buscando nos tornar pessoas melhores e mais capazes, almejando a cooperação com outros indivíduos e nosso crescimento.

E vocês... Quais livros de estratégia recomendam?

Você pode encontrar o livro, online, aqui: http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/principe.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário