quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Manual (quase) supremo do Intercambista - Parte 1: Antes de chegar no exterior



Eu decidi ajudar o pessoal do intercâmbio. Mas especificamente, decidi ajudar o pessoal que vai tentar intercâmbio pela UFRJ, minha faculdade e para o Canadá, modalidade CBIE, escolha que eu fiz. Esse manual vai ter informações que servirão para todos? Com certeza! Só será voltado especificamente para essa situação. Não garanto que serão informações úteis e revolucionárias. Isso é problema seu, não meu!

Mãos à obra, então! Pretendo fazer o texto leve e cheio de humor, contando minhas experiências, meus erros e minhas opiniões. Preparem-se, intercambistas, porque agora a pancadaria vai começar...

Primeiro, deixem-me ser um pouco grosso e perguntar: Você está realmente motivado para o intercâmbio? Isso aqui, infelizmente, não é conto de fadas! Prepare-se para o estresse, prepare-se para o frio (caso do Canadá)! Vai ter um monte de gente "sem braço" (nenhum problema com quem não tem braço, a expressão é pra dizer que não tem cérebro mesmo) que vai falar besteira. Você vai ficar um ano fora, longe de casa. Você aguenta? Se você respondeu "sim", você está errado. Você não sabe. Você só vai saber quando pisar lá fora e começar a sua vida (a não ser que você já tenha experiência, aí a história é outra!). O mesmo, inclusive, se aplica pra mim. Será que eu vou aguentar? Quero nem saber, vou mergulhar de cabeça nisso e lutar até o fim. Que venha a FROSTBITE!

Então, a lição aqui é cala a boca e presta atenção. Você não sabe nada, Jon Snow! Nem eu, que estou escrevendo isso aqui, sei alguma coisa. Lição grande, mas é a mais importante.

Logo, tendo em mente que "nada sei", estilo filósofo mesmo, bem-vindo ao manual!

TESTE DE PROFICIÊNCIA

Eu fiz o TOEFL, modalidade IBT. Aquele no computador. Meu conselho é simples: ESTUDA MUITO. Eu voltei no curso de inglês, aproveitando as grévias (férias + greve) da faculdade, só pra pegar o livro e o CD deles do TOEFL e estudar em casa. Fiz aula de conversação durante tardes inteiras, para reforçar o meu inglês. Com crianças. Evite aulas com crianças, se possível. Se você não consegui afundar-se no inglês por um tempo, planeje os estudos durante a semana. Um pouco de cada vez deve dar certo.

Sendo sincero, acho que esse teste é simples se você já estudou absurdos anos de inglês na sua vida. Reading e Listenning tem nada demais. Talvez o Speaking e o Writing sejam os mais complicados. Para os primeiros dois, ouvir e ler, ouvir e ler, ouvir e ler é o mais importante. Pegue o CD e faça TUDO. ABSOLUTAMENTE TUDO. E, com o tempo, você pega a prática.

O Speaking... veja vídeos na internet com modelos de resposta. Grave a sua resposta. Repita MIL vezes, se necessário, até ela sair fluida. Depois disso, passe para a próxima. Aprenda cada uma delas. Treine, treine muito! Eu fiquei tardes gravando minha voz, ouvindo de novo, regravando, ouvindo de novo, até a resposta ficar fluida.

Writing... Escreva. Escreva que nem um condenado. Veja modelos, compare, conserte erros, melhore.

Não se esqueça, caso você vá fazer o TOEFL, de selecionar as universidades para enviar de graça o seu resultado. No meu caso escolhi as 3 universidades e o CBIE (órgão "mediador" do intercâmbio). Não se esqueça de pedir pra enviar pra sua casa também. Senão, 18 doletas para cada envio.

Não tem segredo: Determinação é o caminho. Não tem fórmula mágica.

INSCRIÇÃO NO FUNDÃO E NO SITE DO CSF

Essa parte não tem complicação, só burocracia! Fica observando o cronograma do site e, para o caso do fundão, o site do PR2. Quando chegar a hora, você vai ter que pegar todos os seus documentos (listarei tudo exagerado aqui, daqui a pouco) e se inscrever nesses sites, para essa parte você vai precisar de:

- Histórico Oficial : Pega na secretaria, pede cópia também. Peça cópia de tudo, aliás.

- Boletim Oficial : Idem. Existe oficial disso? Nem sei mais. Pega o Boletim Oficial, se existir.

- CRID : Nem sei se precisa, mas se garanta.

- Comprovante de IC : Um pedaço de papel que o seu orientador (ou qualquer outro cara responsável por um departamento, por exemplo, caso você tenha sido monitor) escreva que você trabalhou pelo tempo X. ARRANJE O CARIMBO DESSA PESSOA. Se ela não tiver, arranje o carimbo de um chefe de departamento, pedindo para ele escrever que está ciente da situação. Aparentemente, estamos no SÉCULO DEZESSETE para você precisar da porcaria de um carimbo. Só faltam pedir o selo real dos Lannister, sinceramente! Joffrey decreta que esse documento é verdadeiro.

- Resultado de Proficiência : Nesse momento, é bom já ter o teste de proficiência. Se você não tiver, permita-me mostrar a Gambiarra #1 do Manual: Se vocês precisarem do resultado do toefl ASAP, podem discar para 08000313711, selecionar a opção "1" (ou o equivalente de "falar com o atendente") e mandar um "olha, sou do CsF e gostaria do meu resultado enviado por e-mail". Ele vai perguntar o seu nome, seu número de estudante (lá do registro da ETS) e o e-mail (acho). Em 2-3 dias você recebe um pdf trancado com senha com o seu resultado oficial. Você pode gerar um outro pdf a partir desse, para ter um pdf sem senha com o seu resultado oficial. Sim, ele é o resultado oficial. No caso do Canadá, serviu para quando tive que apresentar o "resultado oficial" mas ele ainda não tinha chegado em casa pelos correios.

Pegue tudo e cópia de tudo.

Esqueci algo? Me avisem!

INSCRIÇÃO NAS FACULDADES LÁ DE FORA

Nessa parte, posso falar sobre o Canadá - CBIE: Depois de você ser aceito pela sua faculdade e pelo CNPq, a parte da pancadaria campal começa. Meio que cada um por si, tá na hora de escolher as três prioridades.

Mas tio Léo, eu não sei qual faculdade vou! Meu TOEFL é X e o curso é Y... para onde eu vou? MIMIMIMI! - PRIMEIRO: Se você fizer essa pergunta no "webinar", você merecia ter nascido morto. Sério. Aprenda a se virar, mais uma lição. Explore os sites. Como sou bonzinho, aqui está a solução: Procurem, se existir, as listas de universidades de cada edital! O do canadá CBIE é esse aqui http://www.aucc.ca/canadian-universities/our-universities/. Chequem no google os requisitos de língua de cada universidade, para você não dar um tiro no pé! Só mandar um "[nome da universidade] + toefl requirements" que deve ser a primeira coisa a aparecer. Google é o seu melhor amigo! Ele responde QUALQUER COISA! Duvida? Digita "the answer to life the universe and everything" e veja o 42 surgindo.

Mas tio Léo, eu sou FUCKIN' AWESOME e quero fazer assim: McGill, University of Toronto e University of British Columbia, porque o meu toefl é 111! - Jovem Padawan, você é INSANO!  Primeiro que essas três normalmente demoram para responder (no meu edital a UBC respondeu só no finaaaaaaaal de tudo e quebrou a perna lindamente de quem ela recusou), então você só poderá ser realmente aproveitado como "provável aluno" em uma delas. A McGill (aka "esnobes do Canadá" ou "Harvard do Canadá") até que me respondeu rápido, mas só avaliou quem a colocou como PRIMEIRA opção. Esnobes ou "dando valor para quem me deu valor" ?

Meu alerta é o seguinte: Procura escolher na ordem - a fodona primeiro, uma mediana na segunda e terceira. As "coração de mãe" ("sempre cabe mais um!") são o último recurso, de qualquer modo! Tu pode correr riscos, afinal, quem quer ganhar muito precisa apostar alto. Bem-vindo ao incrível mundo adulto de apostas sem retorno garantido. Acostume-se. Lembre-se, porém: Dane-se a minha opinião. Faça o que você quer fazer. Eu mesmo coloquei "McGill, Toronto e UBC". Corajoso ou Louco? Tanto faz. Consegui e agora tenho história para contar! Haters gonna hate.

No meu caso, falaram que a McGill não tinha espaço, que Engenharia era muuuuuuuito difícil. Eu simplesmente falei "Okay, mesmo assim, é o que eu quero!" e realmente "caí dentro" no desafio, apostando as minhas fichas nela. All in. Consegui. Bom para mim. Veja o que é MELHOR para VOCÊ! Não adianta apostar alto e não aguentar a pressão por estresse. Preferencialmente, tente conseguir achar um saco de pancada para bater durante todo o processo, para aliviar o estresse.

...E AGORA?


Espera. E, se você tiver o que fazer, ocupe-se em outras atividades. Arranja o que fazer. Sério. Ou você ficará maluco com o tempo livre. E provavelmente escreverá um manual para ajudar intercambistas, hehe.

Então, seu maluco que já leu isso tudo: ARRUMA O QUE FAZER. Provavelmente você estará estudando na faculdade, então, aproveite o embalo e a motivação. Evite largar o semestre por bobeira, mesmo que seja difícil.

Aliás, comece a ler TUDO sobre o visto. A partir daqui, é bizarro ajudar. Se você for para Québec, por exemplo, precisará fazer o "Visto Canadense" (tanto o Study Permit quanto o Work Permit - mas você só dá entrada no processo do Study Permit e fala que você é estudante do CsF que eles providenciam o Work Permit) e o infame CAQ (Certificat d'Acceptation du Quebec). Junte os documentos, marque o médico o mais cedo possível, faça o exame mais cedo possível, faça tudo o mais cedo possível! Cada dia perdido é precioso, logo, não perca dias!

DICAS SEMI-ALEATÓRIAS

1) Procurem os grupos dos seus editais no facebook! Pode parecer até uma bobagem, mas fiquem de olho nesses grupos. Conheçam já o pessoal que vai participar do mesmo edital que vocês. Vejam quem vai pra mesma universidade. Procurem isso. É bom para relaxar, rir da desgraça alheia e ter qualquer dúvida solucionada quando existir algum problema. Eu, por exemplo, tenho aqui uns 3 grupos do "Canadá CBIE", um grupo de "brasileiros no Québec", outro de "Estudantes internacionais de Montréal" e um do "pessoal do CsF em Montréal". Acostumem-se a checar os principais para buscar informações...

2) NÃO ENTRE EM PÂNICO.

3) Como eu gero um pdf a partir de um site da internet ou de qualquer outra coisa? Simples. Google, procure por "pdf creator". Instale. Quando você for imprimir e aparecer aquela janela que apareceria normalmente, escolha "pdf creator" como destino ao invés da sua impressora. Existem outros "no mercado" que também geram pdf. Existe também o bullzip creator, por exemplo.

4) Mimimi, você esqueceu de falar sobre a coisa X. Que bom! Comente e me fale o que é, que eu editarei isso aqui.

5) Você pode ajudar nisso aqui! Comente, critique, reclame! Vamos fazer esse petit capítulo de manual ficar algo decente para quem precisar ler.

Abraço! :)

Um comentário:

  1. Eu não consegui ligar para esse número do TOEFL... Quando eu disco 08000 diz que o número foi digitado incorreto. Quando eu digito 0800 só dá ocupado... Tem ideia do que pode ser? Tô nesta situação de precisar do resultado ASAP... rsrsrs

    Anyways, vou continuar tentando.

    ResponderExcluir