domingo, 2 de dezembro de 2012

Circuito das Estações Adidas - Verão 2012


Hoje, dia 2 de Dezembro, é/foi o dia que eu realizei a minha primeira corrida. Corri o Circuito das Estações Adidas, modalidade Verão, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. O circuito tinha 5km no total. Saí no pelotão branco, o do pessoal amador.

Preparação: No começo, estava seguindo uma série que um instrutor da academia tinha passado. Fazia 5km em uns 32min. Chegou uma hora que eu falei "ahã, tá bom." e passei a ignorar a série e aumentar o ritmo. Consegui reduzir para 31, depois 30, depois 29 e cheguei ao ponto de fazer em 27 min. Então, correndo 27 minutos na esteira e pensando que na pista de verdade, com sol e blablabla poderia ser mais difícil, eu esperava fazer uns 29 minutos. Mas a realidade é diferente da teoria...

Na hora: A largada é muito maneira! Fiquei bem na "ponta" da largada e tinha um mundo de gente envolta. A atmosfera é muito boa e ficou ainda mais divertido quando tocou "Gangman Style". Depois de um tempinho de espera e algumas olas, finalmente pude largar. O reloginho já contava 15 segundos (mas só começa a contar pra mim quando o chip que eu carregava passasse por ali) quando eu finalmente atravessei a linha do início.

O começo é bem confuso. Tem muita gente, muito ritmo de corrida misturado, então eu decidi avançar e tomar distância. Zigue-zagueando, eu comecei a acelerar e a cortar boa parte do pessoal que tava na minha frente, até o ambiente ficar mais calmo.

A animação do pessoal é contagiante. Você ignora qualquer cansaço, sono, calor... qualquer coisa de ruim vai embora. Você só pensa em correr, correr e dar o seu melhor ali. É você contra você mesmo. Não tem ninguém competindo para ser mais rápido do que você. Por isso eu achei tão divertido. Naquele momento, mesmo tendo centenas de pessoas correndo na minha volta, eu sabia que o duelo era contra eu mesmo. E, por isso, eu tinha que me esforçar muito para me superar.

A adrenalina nesse começo é enorme e eu aproveitei para colocar um ritmo mais forte.

Vou falar que, no começo, eu tava tão pilhado que via pessoal distribuindo água e falava "dane-se essa p*rra! Vou correr que nem um monstro!". Depois de mim mesmo, acho que o pior inimigo era o sol. Quando eu percebi, eu já tava nos 3 km, fazendo a curvinha, com o pé pegando fogo e ainda muito animado.

Essa parte do meio da prova foi o mais complicado. O cansaço já vinha e o sol começava a atrapalhar. Lerdar? Jamais! Não parei de correr um único instante e finalmente decidi pegar um copinho d'água. Me senti um profissional dando um gole, jogando o resto na cara e depois isolando o copo pro canto da pista!

O tempo foi passando e chegaram os 4 km. Faltavam 500m... 400m... 300m...

Nessa hora eu pensei "hora de pegar energia pro sprint final!" e, quando faltavam 100m, eu disparei que nem um maluco, juntando toda a força que me restava. Naquele momento eu só queria correr o masi rápido que conseguisse. Teve um cara do meu lado que começou a sprintar também, mas eu pensei "AQUI NÃO RAPAZ. SPRINT MAIS RÁPIDO SERÁ O MEU!" e botei ainda mais velocidade. Cruzei a linha de chegada bem exausto, mas, quando vi o tempo lá em cima, marcando uns 24:30 minutos, fiquei muito feliz com o meu desempenho. Para quem tinha treinado fazer por volta de 27 min, eu tava indo melhor do que eu esperava.

Ver onde o esforço pode nos levar é sempre uma excelente sensação!

Já estou animado para correr as próximas corridas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário