segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Transmissor FM

Você já "criou" alguma coisa? Quero dizer "criar" no sentido de fazer algum sistema funcionar... Eu acho que hoje, tirando as experiências chatinhas de laboratório sem uma utilidade viável, foi o dia que eu criei a minha primeira "coisa funcional". Um transmissor FM.

Então, como a maioria que lê isso aqui não faz Engenharia Eletrônica, vou explicar de um modo simples o que é um transmissor FM: A estação no seu rádio representa nada mais do que uma "frequência" de um sinal. Esse sinal, porém, não pode ser ouvido por você nessa frequência (acho que nós ouvimos entre 20 e uns 20.000 Hz (20 Khz), logo, um sinal em 90.000.000 Hz (vulgo 90 Mhz) não é audível por nós), então ele deve ser "deslocado" para as frequências audíveis para ser ouvido por nós no rádio. A grande sacada então é separar "bandas" (faixas de frequência) das rádios, podendo transmitir várias mensagens (músicas, notícias, voz) em frequências diferentes ao mesmo tempo. O transmissor FM, então, é um circuito que pega um sinal (uma música, por exemplo) e joga numa dessas frequências da rádio, para que possamos ouvir depois.

Resumo do resumo: o Transmissor FM serve para transmitir um sinal numa frequência de rádio.

Fazer o projeto do circuito é até uma tarefa simples: Internet taí para isso e existem diversas configurações. Vou listar a parte do meu trabalho nessa história toda:

- Projeto do Circuito : Procurar algo que funcione na internet. Checar os fóruns e tal, analisando se a configuração é viável e não trabalhosa. Perguntar para professores ajuda.

- Gerar o Layout: Ter o circuito não é suficiente. Você precisa saber como vai desenhá-lo na placa e o quão grande a placa precisa ser. É uma arte fina, usando caneta bic. Você pode fazer o layout em programas também, mas depois precisa imprimir, tem umas frescuras, usa ferro de passar e a chance de dar erro existe, se você não souber direitinho o que fazer! Como a placa era pequena, desenhei mesmo!

- Corrosão da Placa: Parte química da parada! Pega um pote d'água, joga um ácido e deixa diluir. Você coloca a placa de cobre ali e... MAGICAMENTE a parte que não tem tinta corrói mais rápido do que a parte só com cobre e no fim você tem as "trilhas", ligando as partes do circuito e realmente formando-o ali em cima da placa. Afinal, a placa imensa de cobre estava toda ligada e agora você criou "ilhas" que serão ligadas pelos componentes que você soldará por cima de tudo.

- Soldar Tudo: Depois de furar a placa (usando um furador, dã!) para colocar os componentes, está na hora de soldá-los na placa. Como eu já tenho certa experiência, foi rapidinho (também não tem muito onde errar!).

- Testagem: Depois de tudo montado, tá na hora de ajustar os detalhes finais e testar a placa na prática. Normlmente o transmissor FM é montado usando um microfone e tal, mas eu decidi usar a entrada de um mp3. Saquei o meu, conectei no circuito, liguei tudo e agora eu tinha que analisar em que frequência ele transmitia o sinal. Isso é simples, usando uma técnica marota com o osciloscópio. Então, depois de ligar tudo e sintonizar o meu celular na rádio certa, eu ouvia... nada. Não estava funcionando. Maldição!

Usando minha habilidade intuitiva para consertar circuitos (vulgo: Não sei o que fazer, hora de dar chutes aleatórios), eu refiz o último passo (soldar tudo) e testei de novo (nesse tempo fomos de sexta-feira para segunda-feira, hoje). FUNCIONOU! O MALDITO FUNCIONOU! Eu tive vontade de gritar "BOAHAHAHA! ESTÁ VIVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!", mas tinham outras pessoas na sala de aula e seria levemente estranho. Não posso negar que eu fiquei extremamente feliz.


Aí em cima está o resultado final da plaquinha. É meio feiosa, mas funciona que é uma beleza. O mais legal é ver que o seu circuito, se cair na frequência de uma rádio "de verdade", anula o sinal dessa segunda. É tipo uma rádio pirata. Isso me dá algumas ideias...

É muito bom a sensação de ver um trabalho feito por você funcionar!

Como não posso esquecer: Agradecimentos especiais à Stephanie pelas 1001 gambiarras do circuito e ao Thiago por ceder uma placa de cobre! =)

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário