segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Veni, vidi, vici


Hoje, dia 19 de novembro, é o dia do resultado oficial do intercâmbio! Claro que, no fim, é apenas mais uma etapa burocrática de todo o processo (considerando que eu já recebi a carta de aceite e também a carta que eu teria apoio financeiro do governo para sobreviver no Canadá), mas esse é o primeiro dia que eu me permito postar alguma coisa relacionada ao intercâmbio (principalmente para evitar qualquer tipo de surpresa desagradável). Hoje é dia de comemorar! Então eu decidi contar toda a história do intercâmbio de um modo simples e... usando memes!

No começo todo o meu plano era tentar para o segundo semestre de 2013: a UFRJ tava em greve e eu vi ali uma oportunidade de estudar que nem um louco para o TOEFL. Voltei a estudar inglês, entrei no curso só pra ter acesso ao livro e aos CDs de áudio (eu sabia que se eu fosse fazer isso em casa, sozinho, não ia ser muito produtivo) e aproveitei o "tempo de folga" para estudar, estudar e... estudar.

Ao mesmo tempo, comecei a assistir palestras no fundão sobre o intercâmbio, mas...

Rent Is Too Damn High - the number of stupid questions is too damn high

Então, após assistir duas palestras com as pessoas perguntando as mesmas coisas e sem informações novas, decidi que era a hora de focar o tempo em outra coisa. Pessoal parece que não tinha metade do cérebro e tinha o comportamento de "mamãe resolverá tudo para mim".

Aí começou a sequência de eventos divertida: Quando fui marcar a prova do TOEFL, falei com o meu pai e tal, vi uma data (perfeita, em novembro) mas fui deixar rolar para me "inscrever na semana seguinte". E vocês acham que na semana seguinte a mesma data estava ali? Claro que não... E sabe por que? Porque sou sortudo.

Slowpoke - sem datas do toefl disponíveis... e agora?

Ativando o meu "modo slowpoke obsessivo", eu fiquei um pouco maluco por não ter data. Comecei a entrar todos os dias no sistema para ver se alguma data aparecia. E apareceu! 21 de Setembro, cinco dias antes do meu aniversário. Presentão, né?

O melhor presente, porém, foi o fato que agora, se eu tivesse sorte, eu poderia me inscrever para o primeiro semestre de 2013, ao invés do segundo! Ora, se fosse pra ter aula em Janeiro, que fosse no Canadá, então! Que se dane perder um semestre na faculdade, ninguém se forma em 5 anos mesmo!

Acelerando um pouco a história, eu tive um problema com prazos... O meu resultado do TOEFL sairia um dia depois do prazo máximo de inscrição na UFRJ. Eu poderia "rodar" logo no começo do processo, mas...

Success Kid - faz o toefl no último dia possível resultado sai antes do que deveria!

E não apenas isso! O resultado veio melhor do que o esperado! 111 de 120! Claro que isso gera um problema, "problema" que eu carinhosamente chamo de "Problema de Primeiro Mundo das Pessoas do TOEFL 100+":

Enviado pelo nosso amigo Leonardo Backer Mendes.

É claro que essa era uma preocupação, por mais absurda que ela possa aparecer! Toronto, Vancouver ou Montreal? Onde eu me divertiria no próximo ano? O que eu queria aproveitar lá fora? Quais os prós e contras de cada uma? Faria real diferença estudar Engenharia Elétrica em cada uma delas? Quais eram as minhas prioridades?

Pensar, pensar e pensar e, no fim, escolhi a McGill! Pretendo fazer um post sobre ela depois, apresentando os meus "argumentos" (e algumas curiosidades sobre a faculdade!).

Com a "Ordem do Destino" decidido (McGill [Montreal], University of Toronto [Toronto] e British Columbia [Vancouver]) eu deixei que o destino rolasse os dados a partir dali. Sim, minha "ordem de preferência" foram as três maiores do Canadá. Quem quer voar alto não pode sonhar baixo! Se fosse para apostar, que fosse um "all in" com estilo. Eu não tinha nada a perder, mesmo...

Após a inscrição oficial, no órgão canadense de intercâmbio (CBIE) o objetivo agora...

Enviado pelo nosso amigo Leonardo Backer Mendes.

O tempo pareceu passar devagar, mas foi só uma questão de tempo mesmo! Logo logo a carta chegou e eu estava "semi-aceito". Depois, veio a "carta do dinheiro" (comprovante do financiamento e da bolsa) e então praticamente tudo estava decidido! Só faltava o dia 19 de Novembro...

E o dia chegou...

Então...





EU VOU PARA O CANADÁ!


Um comentário: