domingo, 25 de novembro de 2012

Por que correr é bom?

Um dos hábitos que eu tenho, ou pelo menos venho adquirindo, é a caminhada / corrida. Eu pensei em até falar que é um dos meus poucos hábitos "não masoquistas" (percebam a ironia e a brincadeira!) mas, depois de correr "até morrer", acho que ele se classifica nessa definição.

Comecei a caminhar sem muita pretensão (tenho nenhuma até agora) e era mais para passar o tempo do que por qualquer coisa. Eu já li alguma coisa que pode ser resumida como "nos primeiros 30 minutos, é bem entendiante andar ou correr. Depois desse tempo, o seu corpo libera algum hormônio de prazer e tudo fica tranquilo". Então, o maior "problema" pros iniciantes, eu acho, é bem simples: Como aguentar os primeiros 30 minutos?

No começo, correr é muito chato, mas não é impossível. Ouvir música é bom, muito bom, desde que não seja uma música arrastada. Uma coisa que eu percebi foi que no começo eu fazia tudo errado. Eu me matava para correr 45 min, numa velocidade mediana, ao invés de correr 25 min "rápido". Quem não ficaria entediado depois de correr 45 min?

Uma outra coisa que eu acho muito importante, principalmente para quem tá começando, é a "companhia". Chama um amigo que nunca andou para te acompanhar e, mesmo que talvez você ande ou corra mais devagar, você vai correr por mais tempo enquanto conversa e com certeza vai ser bem mais proveitoso do que fazer tudo sozinho. Eu sempre tento chamar os meus amigos, mas eles são todos folgados sedentários com experiências e joelhos traumáticos, mimimi!

Então, contarei a minha experiência: No começo eu corria muito e devagar. Era um tédio profundo. Corri muito tempo assim, sabe-se lá como. Agora, eu passei a correr menos tempo, com maior intensidade. Estou treinando para a corrida de 5 km da Adidas (daqui a duas semanas) e a motivação só cresce cada vez mais.  O principal motivo é que, após ver que as coisas estão dando certo e os resultados acontecendo, posso cada vez correr mais, cansando menos. É como se fosse um "ciclo vicioso", só que agradável: Você começa a correr, vai melhorando o condicionamento, pode correr mais, condicionamento melhora ainda mais...

Hoje, por exemplo, pra deixar registrado, eu fiz o que eu chamo de "volta-ida-volta-ida-volta" na praia de Icaraí, no meu ritmo de corridinha, que eu acho que deve dar por volta de 5 km, em uns 35 min. Então acho que estou preparado para a corrida. E o fiz ouvindo rádio, tocando coisas aleatórias, sem parar para descansar. :D

Então deixo aqui o convite para quem quer começar a correr e falta apenas motivação - ou companhia - para correr. Acredite, é bom: Você começa devagar, mas daqui a pouco você vai gostar do esforço, do cansaço e de ver o seu corpo crescendo e se tornando mais forte. No fim, se torna uma atividade bem legal, além de ser um benefício enorme para a sua saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário