quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Uma conversa sobre Liderança

O que é ser um líder?


Com essa pergunta, eu começo esse post.

Não escondo que sempre almejei (almejo e almejarei) uma posição de "liderança" nos grupos do qual faço parte. "Ascender rumo ao topo e lá permanecer". Não confundam, por favor, com "querer mandar em todo mundo e fazê-los deles os seus servos". Se for pra organizar algo, gosto de dar as minhas ideias, gosto de fazer parte e até tomar a iniciativa, se precisar. Gosto de agir pelo bem do grupo. Gosto de ver se está "todo mundo okay e preparado" para as situações. Gosto de estar na frente, de liderar, de mostrar o caminho, de inspirar os outros. Gosto de ensinar aos outros um ou dois truques de um cão velho, assim como gosto de aprender pelos hábitos, manias e talentos de cada um.

O objetivo principal é aprender. Observar e aprender...Cada um é um indivíduo único (clichêzão), com suas motivações, aspirações, sonhos, objetivos e peculiaridades. Portanto, cada pessoa oferece uma experiência única de convivência e aprendizado mútuo, mesmo que seja com os erros e absurdos da personalidade dela.

Sempre tentei ter o mínimo de bom senso e controlar os conflitos... Acho que consegui aprender alguma coisa em Eletrônica I, II e III sobre trabalho em equipe. Aliás, digo que prefiro trabalhar em grupo do que sozinho. Um grupo bem montado, bem dividido, quando a soma das partes gera um todo maior que a soma individual de cada uma delas (entenderam? é tipo um 1+1 = 3 graças a sinergia do grupo!). Infelizmente, meus amigos em Eletrônica IV (amigos mesmo, porque me aceitaram sabendo que eu não ficaria no grupo por muito tempo) terão que se virar... mas eles conseguirão facilmente, porque são da Eletrônica!

Se eu posso ter cometido algum erro, acho que foi sempre o de permanecer "com o mesmo grupo". Tudo bem que a gente se acomoda, mas acho, agora, que todos os grupos dessas aulas deveriam ser misturados. Sempre. Direto. Assim, no mínimo, aprenderíamos a trabalhar uns com os outros e nos adaptar. Adaptação é a palavra-chave. Imagina só que divertido cada experiência de laboratório um grupo novo? Caos e improviso total... Gambiarra não é uma das definições da Engenharia?

Ser um líder é uma bênção ou um fardo?

Eu, sem pestanejar, responderia que é um pouco de ambos. Afinal, o mundo não é preto e branco... é cinquenta tons de cinza.

Um fardo, porque, um bom líder, na minha opinião, vai se sacrificar por aqueles à sua volta. Sim, sacrifícios. Ele vai tomar a dianteira e, além de fazer a sua parte do trabalho, ajudar os outros no que for possível. Ele vai "perder tempo" analisando cada um dos membros do seu grupo, pensando que tarefa cada um deve desempenhar. Ele não necessariamente ficará com o trabalho mais difícil - quem disse que o líder é o melhor do grupo? - mas ele vai quebrar a cabeça para aumentar a eficiência do grupo. Veja bem: Ele se sacrificará pelo grupo - isso, na minha opinião e caso ele seja um líder decente. Ele tentará manter todos unidos, juntos... e isso tem um preço.

(Parênteses rápido: Eu me divirto pensando que, se eu juntasse todos os meus amigos, o caos seria formado. Eles são bem diferentes, tem visões diferentes do mundo e podem - inclusive - não suportar a presença de outros amigos meus, justamente por causa dessas diferenças. O que eu acho disso tudo? Divertido! Variedade de amigos faz a visão do mundo se expandir. Uma bela lição sobre tolerância.)

Uma bênção porque, no fim, sabemos que a melhor parte do prêmio fica com o líder do grupo, da matilha, dependendo de como seja feita a divisão. Isso sem contar os méritos, a honra que pode existir (se é que alguém nesse mundo ainda dá valor pra honra...), ou a simples satisfação de ver um trabalho bem feito e um grupo feliz. Existe a parte "material" (os espólios, no fim) e o "imaterial" (satisfação moral, mental).

Pessoalmente, gosto de ajudar alguém a crescer, a superar uma dificuldade. Sei que de longe não sou a pessoa mais propícia a ensinar qualquer coisa a qualquer pessoa, mas tento, com sinceridade, fazer a minha parte. Se eu puder dar um mínimo empurrão, então o mínimo empurrão será dado.

Eu gostaria de entender mais sobre o comportamento dos indivíduos. Acho isso extremamente interessante. Talvez porque minha mãe aplique aqueles testes de Psicólogos que praticamente parecem uma leitura mental dos pacientes. Eu já li alguns livros sobre o assunto e achei-os todos extremamente interessantes. Pretendo falar deles no blog, ainda.

Quem é o líder?

Como o mundo não é necessariamente uma coisa bela, a disputa pela liderança pode ser sangrenta, muito sangrenta. Escrevo essa parte, porém, apenas no âmbito da teoria e usando meu pouco conhecimento de "disputas de poder".

Dependendo de como o grupo é dividido, o líder pode ser desde o "cara mais competente" até "o cara que consegue manter todo mundo junto". Acho que o primeiro caso se aplica melhor aos grupos pequenos... Na faculdade, pelo menos, reparei que os "líderes" de cada um dos sub-grupos é sempre a pessoa mais capaz de desempenhar a tarefa. É, então, a pessoa que conduz os outros pelo caminho que ele conhece melhor. Ou, pelo menos, é a pessoa que se importa em tomar a iniciativa. O segundo caso me parece ser aquela coisa mais "política". Satisfazer a todos é uma fina e difícil arte.

Vale lembrar, porém, que nem sempre o líder é o cara que "conversa". Pode ter alguém dando as ordens - que parece dar as ordens - enquanto outro apenas observa e, num instante, muda tudo, simplesmente se tiver vontade. Falo isso para não ter a ideia de "líder é o cara que distribui" as ordens... por mais estranho que isso possa soar.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na McGill, um dos meus objetivos é fazer uma matéria chamada "Leadership". Sim, "Liderança". Conhecendo-me como apenas eu me conheço, eu sei exatamente o "tipo" de patamar profissional que eu quero alcançar. Obedecer - algumas vezes - não é ruim, mas eu quero ter a capacidade de entender e liderar outros seres humanos. Acho que é muito mais uma ciência do que um dom, a Liderança, mas não nego que talvez exista muito do segundo.

Saber como lidar com outros seres humanos não é importante apenas na Engenharia para saber comandar um grupo... é importante na vida. Diplomacia é o caminho. Ou você já ganhou alguma coisa - que não um inimigo, machucados e futuras brigas - enfrentando alguém loucamente de frente? Boa sorte brincando de "dar socão" em parede, eu prefiro deslizar pelas brechas.

Não pensem, mais uma vez, porém, que eu sou um revoltado que não sabe "não assumir o posto de líder" (aposto que a dupla negativa fritou o cérebro de alguém!). Desde que esse outro alguém prove que é o mais propício ao cargo, não vejo problemas. Aliás, como eu disse lá em cima, liderança pode ser um fardo. Na maioria das vezes é, eu acho. Mas alguém precisa carregá-lo! Glória e honra tem um preço, claro!

Gostaria de ouvir a opinião de vocês, leitores! =)




Um comentário:

  1. Na minha opinião a liderança é como um dom. Tem gente que nasceu pra ser líder, e vai ser. Agora também tem aquele que aprende a liderar, o que é um aprendizado muito bom. É bem difícil lidar com pessoas diferentes, mas acho que ser líder não é um fardo... Sim, você tem muitas responsabilidades, mas sabendo o que fazer é uma coisa que simplesmente flui! ;)

    ResponderExcluir