quinta-feira, 22 de novembro de 2012

McGill (aleatoriedades) - Parte I

Enviado pelo nosso amigo Leonardo Backer Mendes. 
Começo esse post com a imagem acima, para causar reflexão. O que define a faculdade ser "a melhor" ? Mais dinheiro? Prestígio em pesquisa? Um bom programa de mestrado e doutorado? Uma boa posição no ranking?

Vamos aos fatos: Segundo o QS Ranking (que eu nem me dei o trabalho de olhar quais são os critérios e tal), a McGill é a 18ª Universidade... do MUNDO. A de Toronto, "coitada", é a 19ª. British Columbia? Segunda página e 45ª! Eu poderia gritar "chuuuuuuuuupa!" mas... não faz sentido. Só não vamos confundir "reputação" com "qualidade" e com "momento de fazer a piada para esnobar". McGill é foda e ponto. :)

Isso tem algum significado? Eu, sinceramente, acho que não. Do 1 ao 500, todo mundo lá no mesmo patamar de "somos os melhores do mundo". Okay, talvez não 500, mas uns 100 vai! Só que cada uma dessas segue a "filosofia do país". No Brasil, por exemplo, acho que nos tornamos mestres da flexibilidade, da auto-aprendizagem e da gambiarra.

Então podemos olhar o ranking da Engenharia Elétrica e fazer uma comparação em relação ao curso (já que o curso que eu vou fazer lá é o que me importa, no fim). Toronto vai pra 23, British Columbia 38, Waterloo 46 e McGill 49! Que absurdo! Absurdo... que não é importante.

Para critério de comparação, a UFRJ é 333 no geral e 172 em "Engenharia e Tecnologia". Em Engenharia Elétrica, ela tá em 101-150. Não é uma distância absurda!

Meu ponto é o seguinte: Pouco importa. As univeridades são tops. Sairei de uma top do Brasil para uma top do Canadá. E a universidade é muito mais do que um ranking que alguém cria com critérios sabe-se lá quais são. Depende do aluno. Depende do aluno! Depende do aluno!

Então, agora me focarei nos aspectos da McGill e "arredores":

A McGill se localiza em Montreal, província de Quebec, no Canadá.

Primeiro, Quebec: Lá, eles gostam de falar francês, também. Na verdade, o francês é a "língua oficial" (lei) e o inglês a secundária. Acho que, na prática, falam ambas e o inglês ainda é o inglês (quem é a França mesmo?). Pra trabalhar com o público, porém, li que precisava do Francês (motivos óbvios!).

Então, ponto positivo pra Montreal: Supostamente poderei treinar o Francês. Quando e onde? Não sei. Supostamente, também, eu deveria arranjar amiguinhos das universidades francófonas. Na prática? Sei lá.

Em Quebec, além disso, a idade pra beber é 18 anos, ao invés de 21. Tenho 21 mesmo, então não faria muito diferença para mim. Só um detalhe.

Montreal: Ah... "minha querida Montreal". A cidade é culturalmente efervescente (nossa, duas palavras bonitas juntas!). Dizem que as atividades mudam a cada semana. Além disso, ficarei no centro dela, onde existem infinitos bares, restaurantes, pubs, casas noturnas... festa o tempo todo!

"Até parece que tu não vai estudar, Léo. Tá tentando enganar quem?" Ah sim, é claro que eu vou estudar. Minha grade já está até montada. Eu, que queria puxar 3 matérias, agora vou puxar 5 e "ver o que dá". :)


Se tudo der certo, são essas aí que eu farei. Até que o horário tá bonitinho! Quase simétrico! :)

Sim, farei aula de "Liderança"! Ora, um Engenheiro precisa aprender a mandar no pessoal. Importante pensar "fora da caixa". Então, se eu for "pensar fora da caixa", é mais um motivo para ir para uma universidade que foca mais em outros aspectos, que eu julgo mais importante do que "saber fazer contas e projetar que nem um doido". ;D

Eu poderia falar também um monte de coisa sobre o alojamento que vou ficar, mas deixo apenas o link para quem se interessar em ler: New Residence Hall.

Deixo, apenas, um trecho sobre ela: "New Residence Hall is just steps away from the downtown business core, as well as numerous art galleries, museums, the metro system (subway), Montreal's world-famous underground shopping centers, and fabulous entertainment and restaurants. It is also within walking distance of the Quays of the Old Port - one of the world's major historic ports."

Resumo: O alojamento fica num local super bacana. Acessem o site, vejam o vídeo do alojamento que vocês poderão ver a televisão na grande sala pra reunir o pessoal, o quarto e a mesa de sinuca. =)

Isso é o que eu tenho para falar por enquanto! Acho que as coisas ficarão muito mais interessantes quando eu chegar lá.

Abraço!

2 comentários:

  1. Sinceramente, eu não acho que a universidade que você escolheu "ser a melhor above all" é o mais importante de tudo quando se diz respeito a intercâmbio. Claro que foi um ótimo critério de escolha e a oportunidade de conhecer pessoas com grande conhecimento e reputação é incrível, mas eu não sei se o ato de estudar seja o mais importante durante um intercâmbio.

    Pode falar "que mentalidade de vagabundo" a vontade hahahaha que não é bem isso. Meu tempo de RH da Fluxo (sim, sim!) me ensinou a ver as coisas por um ângulo um pouco menos técnico, afinal, a maioria de nós sonha com cargos de liderança e não de obediência (inclusive você!) e, até mesmo quando não falamos de cargos de liderança em si, as competências comportamentais têm se tornado cada vez mais diferenciais competitivos dentro de empresas. O que eu quero dizer é que, engenheiro por engenheiro, todos somos! Diploma da UFRJ todos temos (independente do CR), mas a sua habilidade de lidar com o novo ser melhor do que a do outro candidato num processo seletivo é o que vai te colocar lá dentro ou não. Não acredita? Pra que que servem as dinâmicas de grupo nos processos seletivos mesmo????

    Acho que de todos os aprendizados que você poderia querer ter, esse vai ser de longe o mais importante e que você vai carregar para todo o seu futuro. Um país distante, sem família, com pessoas desconhecidas, sem amigos préveos, uma lingua estranha, hábitos diferentes, obrigações, etc vão te obrigar a crescer e se virar. Assusta? Talvez! Mas garanto que quando você tiver que resolver um pepino na empresa que vc estiver trabalhando, não vai ser nem de longe tão tenso quanto as coisas que você teve que passar sozinho.

    Enfim, boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá, por partes:

      Eu também concordo que "ser a melhor above all" é um ponto pouco importante. Foi isso que eu tentei passar no texto. Mas também eu não gostaria parar "num lugar qualquer" simplesmente por fazer intercâmbio... Acho que "experiência de vida" >> abismo >> "experiência de estudo" , mas consegui aliar o "útil" ao "agradável" e tenho sorte por isso. Dá para entrar numa discussão do quão importante é o "estudo" e o quão importante é o "aprendizado"...

      Não acho que seja mentalidade de vagabundo. O importante é fazer decentemente o que quer que seja estudado lá. Eu mesmo quero pegar o número suficiente de matérias para DESTUIR em cada uma delas. Se for apenas 3, que seja! Serão 3 "epicamente" feitas. :D

      Eu toquei no mesmo assunto com alguns amigos meus esses dias... minha pergunta foi a seguinte: "Engenheiro Eletrônico todo mundo aqui vai ser. O que te torna diferente do resto? Geral vai ter um diploma, o que você vai ter a mais?" :P

      E sim, também concordo que vai ser uma experiência incrível (e talvez incrivelmente difícil), mas estou motivado para encará-la de frente! Como já falei várias vezes: Um Léo vai pro Canadá, para voltar um Léo diferente! ^^

      Excluir