segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Conhecendo um pouco de cada um

Querido leitor,

Conhecimento é poder e Informação é conhecimento. Agora que eu estou em Montréal, fiquei interessado em conhecer CADA UMA das universidades que aqui existem. As irmãs da McGill, ou rivais, não importa. Cada uma deve ter a sua própria história e suas próprias características e, como eu não sou bairrista (leia: fanboy extremista da McGill [porque fanboy eu sou sim senhor e vou comprar caneca de metal da McGill pra ir pra chopada no fundão]). Até porque, eu não sou um aluno da McGill, minha passagem por aqui é temporária. Não carrego a bandeira ou o escudo, sou aluno do fundão (vulga UFRJ) e minhas cores não são escarlate e branco, mas sim o azul. Ou posso ser 4/5 azul e 1/5 escalarte e branco... mas tudo tem a sua devida proporção.

Então, vamos ao post, de fato! Sente-se, jovem e aprenda um pouco sobre cada uma! Cada uma é legal da sua própria maneira!




Nome: McGill University
Lema: Grandescunt Aucta Labore ~ By work, all things increase and grow
Fundada em: 1821
Cores: Escarlate e Branco
Nome do Time: Redmen (homens) e Martlets (mulheres)
Comentário: A minha querida McGill! "Minha" universidade por um ano! O escudo cheio de informação que eu conheço, com o triplo-twitter-vermelho, o livrinho e as duas coroas. Renome, Glória, Prestígio... Isso tudo parece ser o que a McGill representa aqui. Harvard do Canadá, né...
Curiosidade: Estabeleceu a University of British Columbia, a University of Victoria entre outros!

Coat of arms of Concordia University



Nome: Concordia University
Lema: Concordia salus ~ Well-being through harmony
Fundada em: 1974 (junção entre Loyola College (1896) e Sir George Williams University(1926) ).
Cores: Bordô, Dourado, Preto e Branco
Nome do Time: Stingers
Comentário: Concordia! A maior de todas em número de alunos. Coração de mãe. Uma estação de metrô e um bairro com o seu nome. Eu acho essa outra universidade legal. Pelo menos é a que parece ser mais animada, já tem que mil intercambistas indo para lá. Diz a lenda que suas aulas de inglês tem infinitos chineses.
Curiosidade: Concordia é a palavra em latim para "harmony," literalmente "with (one) heart."



Nome: Université de Montréal
Lema: Fide splendet et scientia ~ It shines by faith and knowledge
Fundada em: 1878 como Université Laval à Montréal
Cores: Azul real, Preto e Branco
Nome do Time: Carabins
Comentário: UdeM. Francófona. Tem mais aluno que a McGill e a Concordia, logo, é gigantenorme.
Curiosidade: A Helena (que tem um blogzito também) tá nela, haha! Na minha opinião, tem um lema meio estranho...




Université du Québec à Montréal Logo.svg
Nome: Université du Québec à Montréal
Lema: Prenez Position ~ Take your Place
Fundada em: 9 de Abril de 1969 pelo governo de Quebec, pela fusão de École des Beaux-Arts de Montréal, uma escola de artes; o Collège Sainte-Marie e um número de escolas menores.
Cores: Azul e branco
Nome do Time: Citadins
Comentário: UQÀM. Francófona. Tem mais aluno que a McGill e menos que a Concordia. Segunda maior francófona de Montréal (perde pra UdeM). Não
Curiosidade: Para constar, já passei perto do prédio enquanto eu estava perdido por Montréal. :)


Logo ETS.png
Nome: École de Technologia Supérieure
Lema: -x-
Fundada em: 1974
Cores: Preto e Bordô
Nome do Time: Piranhas
Comentário: A escola de engenharia de Montréal focada para aplicação prática e inovação. No último ano, formou 25% dos engenheiros do Québec, sendo, portando, a primeira em Québec nesse quesito e quarta no Canadá. A mais nova de todas, pelo visto.
Curiosidade: Sem curiosidades aqui. :D


Enfim, fica aí pela curiosidade. :)










Indignação

"I, who stand in the full light of the heavens, 
command thee, who opens the gates of hell. 
Come forth, divine lightning! 
This ends now! Indignation!!"

Permita-me explicar, nobre leitor, explicar, em um momento alguma-coisa-fã-de-videogame. Esses versos são utilizados por um personagem, em seu jogo, para soltar o seu poder máximo em um inimigo, praticamente dizimando-o. É basicamente um raio obliterador do céu pra "acabar com a brincadeira". Deselegância na forma máxima.

Eu tenho vontade de fazer isso com as pessoas. O problema é que é um tanto frequente, já.

Eu acho que eu tenho nojo de mediocridade... ou pelo menos daquilo que eu vejo como mediocridade. Alergia. Vergonha alheia. Não importa o nome, o que importa é que eu não consigo ficar perto de qualquer coisa que eu considero medíocre sem uma força de vontade absurda.

Aparentemente, sair em intercâmbio faz com que pessoas se tornem ainda mais medíocres. É impressionante o  tanto de absurdos que eu já ouvi e li... Ou as pessoas tem paradigmas (visão de mundo) completamente diferente do meu ou eu acho que fiquei parado lá no século XIV. 

Enfim, bola pra frente que daqui a pouco fará um mês de intercâmbio. Prometo um post mais interessante da próxima vez.

Abraço! :D

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Two weeks gogogo!

Não querido leitor, pode ficar tranquilo, não começarei a fazer posts em inglês e francês (apesar que seria divertido e interessante para treinar ambas as línguas). Estou aqui para contar as minhas primeiras 336 horas (ou 14 dias) de intercâmbio! Então senta aí, relaxa e pega a pipoca que as lições vão começar.

- No meu primeiro dia, eu fiquei umas 2h sozinho. Ninguém para ajudar. Sem internet. Frio do demônio (não estou reclamando, mas ir do 40º C para -15º C [ou -20º C com ventinho!] exige colhões!). Ficar sozinho é uma merda, mesmo que por pouco tempo. Entendi isso agora perfeitamente. Ainda mais quando você está em um lugar novo. Isso acabou fazendo com que eu rapidamente ganhasse grande estima pelos amiguinhos da McGill. Lição #0: Você faz amigos rápidos em tempos de 'dificuldades'.

- Lição #1: Alguém sempre tem problemas piores que os seus. E quando eu digo isso eu quero dizer que enquanto eu estava "MIMIMI ESSA AULA VAI DAR MUITO TRABALHO E QUERO MAMATA" tinha gente procurando casa para alugar e ficar. Enquanto eu tenho o abençoado meal plan, tem gente contando quanto de dinheiro vai gastar por mês para comer (e eu estou no "foda-se, se estiver acabando estou gastando muito menos que o previsto e poderei compensar"). O mundo é injusto... aprenda a lidar com isso.

- Lição #2: Algumas vezes, você pode ser bom demais para executar os seus planos. Soa arrogante, é arrogante, mas foi o que aconteceu quando eu tive que fazer o teste de nivelamento de francês. Peguei aula boa, do final, de 6 créditos, que iria sobrepor o meu horário. French for beginners is for noobs! A parte ruim é que eu só vou poder treinar francês na rua e nas baladas. Que chato. =\ [ironia] Talvez eu conseguisse ir para alguma francófona... HAIUAHIUAHIUAHAIUHAIUHIUAHU! [risada insana e irônica]

- Lição #3: Você precisa fazer o que é melhor pra você, não o que os outros querem. Não, fiquem tranquilos, não estou falando sobre a erva do capeta ou algo do tipo! É que supostamente não gostam que façamos cursos de língua... mas também não é proibido. Logo, como eu estava procurando um quarto curso não-insano, francês entraria fácil nessa jogada! Mas a Lição #3 quebrou as minhas pernas.

- Lição #4 : Você está sozinho, por mais que as pessoas ao seu lado queiram te ajudar. Complemento da lição 3. Vire-se sozinho, ou congele no inverno. O lobo que sobrevive é o forte e solitário! :D

- Lição #5 : O tempo é curto e longo, ao mesmo tempo. Curto, porque as oportunidades vem e somem e, se você não aproveitá-las, elas nunca voltarão. Longo porque você não precisa fazer tudo ao mesmo tempo. Ache o meio termo entre a paciência e a pressa e tudo ficará bem!

Só 6? Eu achei que tinham sido mais, mas nem tudo deve estar coberto aqui. É um jogo de responsabilidades e de saber se virar... E, até agora, essas duas semanas foram extremamente divertidas. Que o intercâmbio continue!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Abrir as Asas




Eu pensei que meu primeiro post no Canadá seria descrevendo toda animação e experiência até agora... mas... não tem tempo! Agora estou aqui sentado, esperando para ver se mais uma aula da tarde minha começa. Tentando resumir tudo em meus 9 dias aqui: Muito divertido, muitas coisas para fazer e muitas coisinhas para resolver.

Frio? Neve? Sinceramente isso não tem me incomodado nem um pouco! É só vestir as roupas adequadas, evitar ficar no vento (ele é o problemático da história!) e tudo fica na boa. Bônus: você não sua e não fica fedendo (mas tome banho, por favor). Além disso, neve pra mim parece magia. Os floquinhos dançando e caindo... dane-se o frio e "la merde blanche" e o fato de ser "enchente sólida". É belíssimo.

Eu costumo brincar aqui que cada prédiozinho tá numa competição para ver quem é o mais bonito. Parece que cada pessoa, ao construir o prédio, tentou fazê-lo ser mais bonito que o do lado... É impressionante a quantidade de detalhezinhos nas casas e construções... Ou eu devo estar viajando porque estou no Canadá mesmo.

Além disso, ainda quero fazer uma guerra de neve... ou, melhor ainda, um "Capture the Flag". Bandeiras: Canadá e de Québec, porque existe aquela rivalidade separatista (não tão perto quanto já foi antigamente)... ou até mesmo usar as bandeiras das universidades.

Isso me lembra que achei um shopping da McGill. Comprarei tudo de lá e vou voltar cheio de muamba para o Brasil. Isso é um fato.

Muitas coisas para fazer, muitas coisas ainda por organizar... Cheguei em Montréal e agora essa será a minha vida por um ano. Não vou deixar de aproveitá-la. :)

Abraços e até mais!