segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Conhecendo um pouco de cada um

Querido leitor,

Conhecimento é poder e Informação é conhecimento. Agora que eu estou em Montréal, fiquei interessado em conhecer CADA UMA das universidades que aqui existem. As irmãs da McGill, ou rivais, não importa. Cada uma deve ter a sua própria história e suas próprias características e, como eu não sou bairrista (leia: fanboy extremista da McGill [porque fanboy eu sou sim senhor e vou comprar caneca de metal da McGill pra ir pra chopada no fundão]). Até porque, eu não sou um aluno da McGill, minha passagem por aqui é temporária. Não carrego a bandeira ou o escudo, sou aluno do fundão (vulga UFRJ) e minhas cores não são escarlate e branco, mas sim o azul. Ou posso ser 4/5 azul e 1/5 escalarte e branco... mas tudo tem a sua devida proporção.

Então, vamos ao post, de fato! Sente-se, jovem e aprenda um pouco sobre cada uma! Cada uma é legal da sua própria maneira!




Nome: McGill University
Lema: Grandescunt Aucta Labore ~ By work, all things increase and grow
Fundada em: 1821
Cores: Escarlate e Branco
Nome do Time: Redmen (homens) e Martlets (mulheres)
Comentário: A minha querida McGill! "Minha" universidade por um ano! O escudo cheio de informação que eu conheço, com o triplo-twitter-vermelho, o livrinho e as duas coroas. Renome, Glória, Prestígio... Isso tudo parece ser o que a McGill representa aqui. Harvard do Canadá, né...
Curiosidade: Estabeleceu a University of British Columbia, a University of Victoria entre outros!

Coat of arms of Concordia University



Nome: Concordia University
Lema: Concordia salus ~ Well-being through harmony
Fundada em: 1974 (junção entre Loyola College (1896) e Sir George Williams University(1926) ).
Cores: Bordô, Dourado, Preto e Branco
Nome do Time: Stingers
Comentário: Concordia! A maior de todas em número de alunos. Coração de mãe. Uma estação de metrô e um bairro com o seu nome. Eu acho essa outra universidade legal. Pelo menos é a que parece ser mais animada, já tem que mil intercambistas indo para lá. Diz a lenda que suas aulas de inglês tem infinitos chineses.
Curiosidade: Concordia é a palavra em latim para "harmony," literalmente "with (one) heart."



Nome: Université de Montréal
Lema: Fide splendet et scientia ~ It shines by faith and knowledge
Fundada em: 1878 como Université Laval à Montréal
Cores: Azul real, Preto e Branco
Nome do Time: Carabins
Comentário: UdeM. Francófona. Tem mais aluno que a McGill e a Concordia, logo, é gigantenorme.
Curiosidade: A Helena (que tem um blogzito também) tá nela, haha! Na minha opinião, tem um lema meio estranho...




Université du Québec à Montréal Logo.svg
Nome: Université du Québec à Montréal
Lema: Prenez Position ~ Take your Place
Fundada em: 9 de Abril de 1969 pelo governo de Quebec, pela fusão de École des Beaux-Arts de Montréal, uma escola de artes; o Collège Sainte-Marie e um número de escolas menores.
Cores: Azul e branco
Nome do Time: Citadins
Comentário: UQÀM. Francófona. Tem mais aluno que a McGill e menos que a Concordia. Segunda maior francófona de Montréal (perde pra UdeM). Não
Curiosidade: Para constar, já passei perto do prédio enquanto eu estava perdido por Montréal. :)


Logo ETS.png
Nome: École de Technologia Supérieure
Lema: -x-
Fundada em: 1974
Cores: Preto e Bordô
Nome do Time: Piranhas
Comentário: A escola de engenharia de Montréal focada para aplicação prática e inovação. No último ano, formou 25% dos engenheiros do Québec, sendo, portando, a primeira em Québec nesse quesito e quarta no Canadá. A mais nova de todas, pelo visto.
Curiosidade: Sem curiosidades aqui. :D


Enfim, fica aí pela curiosidade. :)










4 comentários:

  1. Eu queria estudar mais vexilologia. Bonitão o escudo da McGill. Eu sei que tem nada a ver, mas me lembro o brasão do Bispado de Würzburg.
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/82/Wappen_Bistum_W%C3%BCrzburg.svg

    ResponderExcluir
  2. UdeMMMMMMMMMM uhul! hahahah adorei o post, bom saber essas coisas!!! Eu sabia que a UdeM era velha, mas nem tanto! haha E a McGill é mais ainda... Oo Achei o lema bonito! Fé e conhecimento, duas coisas que não podem faltar. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente gosto do da McGill, porque é aquela coisa do trabalho da formiguinha... acho meio estranho o da UdeM porque tem treco de fé no meio... mas pode ser pela influência do passado né. De qualquer modo, fé é importante pra não recuar. :D

      Excluir